segunda-feira, 14 de maio de 2012

"UM NOVO AMIGO"

"UM NOVO AMIGO"
PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA
          "Um Novo Amigo" é um projeto de incentivo a leitura criado pelo Centro de Atendimento Sócio Infantil em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itanhandu, para estimular o hábito de ler por prazer nas crianças e nos adolescentes que participam do CASI, e demais crianças e adolescentes do município. A intenção é criar uma biblioteca que tenha como público alvo principal as crianças e adolescentes com faixa etária de 9 a 16 anos.

Justificativa: Propomos este trabalho de incentivo à leitura pois percebemos a importância de colaborar para que a criança e o adolescente se interessem pela leitura, e leiam com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos.

Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores.
Espera-se:
  • Despertar e incentivar o interesse pela leitura;
  • Facilitar o acesso da criança e do adolescente aos diferentes portadores de textos;
  • Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los; reparar na beleza das imagens; relacionar texto e ilustração; manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
  • Enriquecer o vocabulário;
  • Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
  • Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências e ampliando sua visão de mundo.
  • Auxiliar a criança e o adolescente no processo de contituição da identidade e na formação de valores próprios;
  • Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.;
  • Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes;
  • Propor atividades em que as crianças e os adolescentes tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões e confrontar.
Estratégias:
  • Criação e organização de um biblioteca;
  • Rodas de leituras;
  • Leitura em grupo e compartilhada;
  • Leitura dramatizada;
  • Leitura de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, aventuras, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
  • Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
  • Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
  • Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas e outros;
  • Exibição de filmes;
  • Visita à Biblioteca Pública;
  • Assistir a peças teatrais;
  • Teatro de fantoches;
  • Jornal Falado;
  • Formação de alunos leitores;
  • Contação de histórias de assombração por parentes e amigos;
  • Hora do conto, hora da lenda, momento da poesia e outros;
  • Semana do conto;
  • Jogos de leitura,
  • Monitoramento da leitura.
Emprendimentos:
  • Criação de murais;
  • Formação de Grupo de Contadores de Histórias;
  • Produção de resenhas e recontos de autoria das crianças e dos adolescentes;
  • Coletânea de causos de assombração;
  • Criação de Fichas de leitura para análise dos elementos de narrativa e recomendação da leitura de livros.
Objetivos:

Crianças e Adolescentes
Coordenadores
Ampliar o repertório de histórias que elas conhecem.
·    Fazer com que selecionem um acervo de livros de qualidade, adequada a cada faixa-etária;
·    Observar a qualidade do acervo de livros;
·    Problematizar a escolha dos títulos que serão lidos às crianças e aos adolescentes
·    Organizar um espaço coletivo para o usufruto da leitura dentro do projeto.
Familiarizá-las com as histórias.
·    Estimulá-los a realizar com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias;
·    Incentivá-los a promoção de rotinas para o usufruto da leitura fora do projeto;
·    Fazer com que incentivem a prática de leitura entre seus familiares e amigos.

Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
·    Instigá-los a compartilhar suas impressões sobre as histórias lidas incentivando-os a opinar sobre as histórias ouvidas e a manifestar sentimentos e idéias.
Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
·    Fazer com que exponham preferências pessoais com o intuito de ampliar a possibilidade de avaliarem as histórias.
·    Orientá-los na seleção de textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura.
·    Permitir que apreciem e tenham acesso aos livros em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura quanto no cantinho da leitura.

Parcerias:
          Buscaremos recursos para a aquisição dos livros com munícipes, empresários locais e das proximidades, bibliotecas públicas, programas governamentais e com a Administração do Município.


Fases do Projeto:
          A promoção de um Projeto de Incentivo à Leitura pode ser dividido em três fases:

Fase 1 - O primeiro passo para o encaminhamento do projeto é a busca de parceiros que apóiem as ações a serem desenvolvidas (empresas, biblioteças, editoras, secretárias e coordenadorias de educação, ONG's, entidades comunitárias, etc.)
          Além disso, é nessa fase que se faz a divulgação para convidar os voluntários que poderão atuar lendo para as crianças e para os adolescentes.
          Campanhas de doação de livros também tornam o projeto viável.

Fase 2 - Ao organizar as informações levantadas com o questionário diagnóstico e selecionas os pré-projetos mais consistentes, para definir os objetivos e ações voltados para as necessidades dessas crianças e adolescentes.
          O levantamento do número de bibliotecas localizadas na região onde o projeto pretende atuar pode favorecer possíveis parcerias no empréstimo de livros e na confecção de carteirinhas para as criança e adolescentes.
          Paralelamente, pode-se iniciar o processo de inscrição e seleção dos voluntários e definir qual será seu papel na interação com os jovens participantes do projeto. Um cronograma de trabalho com a definição das ações culturais e educacionais e do número de participantes pode facilitar o início das atividades.

Fase 3 - Essa fase por ser iniciada com uma palestra de abertura oferecida por um especialista na área de educação. Esse é o momento em que a equipe do projeto se dedica à implementação das ações culturais e educacionais de fomento à leitura.
          É preciso ter muito cuidado na formação de leitores. Cuidado na escolha da obra, ao estimular a curiosidade para a leitura de um texto e em conduzir bem o processo. Não se pode exigir do principiante na leitura a mesma compreensão de um leitor já formado. É preciso paciência, dedicação e criatividade.
          Antes de aplicar o projeto é preciso que o parceiro acredite na idéia e também tenha consciência de que a leitura é o caminho para a educação e melhoria do país.
          A nossa proposta é mais do que criar um hábilo de leitura: é criar o desejo da leitura por prazer, ampliar a concepção do mundo e desenvolver o senso crítico.
          Apostamos na possibilidade de fazer do Brasil um país de leitores. É um sonho, sim. Mas um sonho possível de se realizar!



"O Que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade"
Karl Mannheim

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