CASI


O Casi é uma modalidade do Programa Estadual de Inclusão de Crianças e Jovens voltada, exclusivamente, para a faixa etária de 09 a 15 anos. É um serviço sócio-educativo de convívio de assistência social.

A ação visa garantir espaços adequados para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes nos aspectos social-afetivo, cognitivo e motor, por meio de atividades recreativas, artístico-culturais, pedagógicas e esportivas, dentre outras, bem como a participação das famílias e comunidade como forma de garantia aos direitos à convivência familiar e comunitária, proporcionando um ambiente propício para a interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
São espaços de convivência e integração que buscam, sobretudo, prevenir as várias formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes, como o trabalho infantil e situação de rua.


OBJETIVOS:

Complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Desenvolvimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para famílias e adolescentes entre 9 e 15 anos.

Atender crianças e adolescentes, de 9 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Prevenir as várias formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes, como o trabalho infantil e situação de rua.

Prevenção ao uso de drogas.



QUEM PODE PARTICIPAR:

Destina-se a crianças e jovens de 09 a 15 anos em situação de vulnerabilidade e beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e suas famílias.


COMO FUNCIONA: 

O serviço será ofertado no Centro de Atendimento Sócio Infantil (CASI) e nos locais de parceria: E.E. D. Semiana, CVT, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Transportes, CRAS e outros. O técnico de referência do CASI, ou seja, o Assistente Social é responsável por assessorar o orientador e o facilitador social, e por realizar o acompanhamento das famílias das crianças e dos jovens por meio de Atividades com o Grupo de Convivência Familiar. Os jovens são organizados em grupos de 20 integrantes, denominados de coletivos, sob a coordenação da Assistente Social.


PARCERIAS:
·         Escola Estadual Dona Semiana
·         Colégio Minas Austral Objetivo
·         Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura Dilza Pinho Nilo
·         Secretaria Municipal de Esportes
·         Secretaria Municipal de Saúde
·         Secretaria Municipal de Educação
·         Secretaria Municipal de Transportes
·         Centro Vocacional Tecnológico
·         Centro de Referência de Assistência Social

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Serão desenvolvidas atividades artísticas, esportivas, culturais, recreativas e de apoio ao desenvolvimento escolar.
Todas as ações serão desenvolvidas no contra turno escolar, ocupando com isso o tempo das crianças de forma lúcida e prazerosa.
Os participantes farão suas inscrições na sede do CASI a Rua Manoel Carneiro, nº 534, Bairro Nossa Senhora de Fátima.

MEIO DE TRANSPORTE:
Condução será fornecida pela Secretaria Municipal de Transporte, quando o público alvo do projeto for desenvolver atividades em outros locais (Quadra de esportes, saúde, CVT, CRAS entre outros).

RESULTADOS:
O investimento vai refletir diretamente na qualidade de vida da população.
A ação visa garantir espaços adequados para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes nos aspectos social-afetivo, cognitivo e motor, por meio de atividades recreativas, artístico-culturais, pedagógicas e esportivas, dentre outras, bem como a participação das famílias e comunidade como forma de garantia aos direitos a convivência familiar e comunitária, proporcionando um ambiente propício para a interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
 

Um comentário:

  1. "TODA CRIANÇA TEM DIREITO A VIDA ,A CRESCER E SE DESENVOLVER ,A SONHAR ,A TER MEIOS PARA BATALHAR POR SEU PEQUENO IDEAL ,TODA CRIANÇA TEM DIREITO A REALIZAR SEU SONHOS"
    G.G.S.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer seu comentario!