sexta-feira, 18 de maio de 2012

FAÇA BONITO



          Será lançada, nesta sexta-feira 18 de maio de 2012, a nova campanha Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. A campanha faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil e é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e demais integrantes da Comissão Intersetorial.
          O evento contará com diversas atividades e ações de mobilização em todo o Brasil. O objetivo principal da campanha é mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra meninos e meninas, incentivando a denúncia através do Disque 100.

          A data não foi escolhida por acaso. No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, então com 8 anos, foi sequestrada, violentada e morta, na cidade de Vitória no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. O fato ficou conhecido como o “Crime Araceli” e os suspeitos, até hoje, não foram punidos. No ano 2000, após grande mobilização do movimento em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi aprovada pelo Governo Federal a Lei 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

          Para Karina Figueiredo, Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o dia 18 de maio é uma oportunidade para um debate com a sociedade sobre o tema: “o respeito aos direitos sexuais de crianças e adolescentes é um ideal a ser alcançado no Brasil.  Nesse 18 de maio, faz-se de extrema importância que o movimento de defesa de crianças e adolescentes se articule, se insira e participe desse debate”, disse ela.

          A mobilização do dia 18 de maio de 2012 se estende por municípios e capitais de todo o País. Contará com palestras, seminários, workshops, passeatas com distribuição de material informativo, lazer para crianças, entre outras atividades para conscientizar a população a respeito da importância da defesa de crianças e adolescentes contra a violência sexual.


FAÇA BONITO

          O slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. 


          A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.


          Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.


          Esse símbolo, singelo pretende ser reconhecido como símbolo dessa causa, assim como o laço vermelho se transformou no símbolo da Aids. 

          Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.



Para mais informações acesse:
Perfil da Campanha no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por fazer seu comentario!